19/04/2018 12:09
BRCN NEWS
A China refutou nesta quarta-feira o relatório de um grupo de pesquisa dos Estados Unidos sobre a Iniciativa do Cinturão e Rota, reiterando que o plano visa alcançar uma cooperação econômica de ganho mútuo.
De acordo com a Associated Press, depois de analisar 15 projetos portuários financiados pela China, um instituto de pesquisa chamado C4ADS concluiu que eles não foram inspirados no desenvolvimento econômico de ganho mútuo, mas pretendiam expandir a “influência política e presença militar” da China.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, destacou em uma entrevista coletiva diária que a Iniciativa do Cinturão e Rota é essencialmente sobre a cooperação econômica. O conceito central da iniciativa é promover um desenvolvimento comum através do avanço da conectividade em infraestrutura e outros campos, acrescentou.
A iniciativa obteve apoio de mais de 100 países e organizações internacionais, mais de 80 dos quais assinaram acordos de cooperação com a China.
Hua apontou que esse suporte mundial nunca teria sido possível, se a iniciativa não estivesse adaptada à tendência dos tempos e não fosse benéfica para as pessoas de vários países.
A oficial chinesa enfatizou que a iniciativa tem sido aberta e transparente, com todos os participantes envolvidos em consultas, tanto no planejamento quanto na implementação de projetos.
“A China não tem cálculos geopolíticos, não procura blocos excludentes e não impõe nenhum negócio a outros”, afirmou a porta-voz.
“Cinturão e Rota é uma iniciativa de ganho mútuo e benefício recíproco”, disse Hua. Ela acrescentou que a plataforma permitirá que outros países compartilhem as oportunidades geradas pelo desenvolvimento da China e ajudará a resolver os problemas de desenvolvimento do mundo.
“Durante a construção do Cinturão e Rota, o lado chinês segue as regras do mercado e leva em consideração os interesses e preocupações de todas as partes”, destacou Hua Chunying.
Segundo ela, inúmeros projetos de cooperação relevantes estão em andamento, que melhoraram a economia local e beneficiaram o povo local.
Fonte: Xinhua