Home > Brasil > Golpes e Fraudes > Urgente: Denuncia de esquema de pirâmide intitulado ‘Elon Musk-Pro’

Urgente: Denuncia de esquema de pirâmide intitulado ‘Elon Musk-Pro’

 
 

 

Esta não será a primeira nem a última vez que haverá esquemas de pirâmide e criptomoedas lado a lado, mas, com o nome de Elon Musk? Sim … também não será a última vez.
 
O BRCN recebeu a denuncia sobre um esquema de pirâmide com o nome de Elon Musk, usando a URL https://elonmuskpro.io/ 
 
O site é genérico em muitos aspectos, mas com algumas ideias como: “Risco zero”, “O dinheiro dos outros membros cai diretamente em sua carteira.”, “Sistema de pagamento de comissão”.
 
 
Descrição da pirâmide
 
Não é preciso ser um especialista para entender o que há de errado com isso, mas apontamos as opiniões de muitos especialistas sobre o que pode ser um dos assuntos mais importantes no mercado atualmente.
 
Como um nome popular como o de Elon Musk, ou até mesmo gatinhos e cachorros fofos, e outras questões não relacionadas ao setor financeiro ou tecnológico pode impulsionar os preços drasticamente, como no aumento de 14000% no preço do Dogecoin? Como evitar ser vítima? O que podemos fazer para impedir esse tipo de projeto e as “distorções” do mercado?
 
Os preços de mercado cripto são definidos exclusivamente por ordens de compra e venda. Não há circuit break como no mercado tradicional. Quando os preços caem ou sobem muito rápido, no mercado de ações tradicional, a atividade de negociação é suspensa para evitar venda por pânico ou compras compulsórias. Então, talvez o primeiro mito quebrado é que a volatilidade dos preços é uma “distorção” do mercado de cripto. É exatamente assim que funciona, devido à natureza do sistema de preços e à ausência de circuit breaks.
 
Então… Que volatilidade, hein?
 
É por isso que uma das principais métricas para análise é a quantidade de Bitcoin disponível para negociação nas exchanges. Mas o mercado ser volátil não significa que não é possível impedir que esse tipo de projeto prospere.
 
Criptomoedas são uma tecnologia, ser seu banco próprio, um protocolo sem necessidade de permissão, contratos inteligentes, distribuição de riqueza e tudo isso leva a uma coisa: comunidade. Golpes, pirâmides e outros esquemas financeiros não são novos, mas as criptomoedas são. A falta de conhecimento, a ausência de um caminho de conhecimento passo-a-passo fácil na criptosfera e a ganancia de pessoas mal intencionadas combinadas, trazem nada além de um atraso na adoção da tecnologia blockchain.
 
 
O Bitcoin é um esquema de pirâmide?
 
 
São poucos os usuários de criptomoedas que ainda querem responder a essa pergunta, mas, quanto mais demorar para que a maioria das pessoas entendam esse mercado, a adoção em massa será, cada vez mais, adiada. De qualquer maneira, a resposta para essa pergunta é: não.
 
A tecnologia Blockchain é o protocolo mais confiável de todos os tempos. Um registro distribuído imutável. Qualquer tipo de informação pode ser armazenado. Protegido para sempre. A tecnologia blockchain é usada atualmente em registros médicos, registro de propriedade de terras, proteção de dados e até distribuição de música.
 
 
O que é um esquema de pirâmide?
 
 
Em abril de 2020, o Google teve o pico de pesquisas sobre o termo “esquema de pirâmide”. Porém a procura pelo termo tem media crescente desde 2017, o que indica que as pessoas estão procurando mais a respeito disso. De acordo com o google, “um esquema de pirâmide é um modelo de negócio que recruta membros por meio da promessa de pagamentos ou serviços para inscrever outras pessoas no esquema, em vez de fornecer investimentos ou venda de produtos”. Alguns planos de marketing multinível foram classificados como esquemas de pirâmide.
 
Os esquemas de pirâmide não são sustentáveis, e o uso frases como “fique completamente confiante na segurança e na operação de longo prazo do projeto”, já que a única maneira de as pessoas ganharem dinheiro é juntarem-se e colocarem dinheiro .
 
O site garante que os 10.000 primeiros usuários não terão que pagar, transformando-os em anunciantes gratuitos para que o dinheiro flua no esquema sem muito trabalho, e que eles esperam uma comunidade total de um bilhão de pessoas.
 
 
Porque Elon Musk?
 
 
Usuários já gastaram mais de U$ 1 milhão comprando gatos virtuais na blockchain da Ethereum.

 

A questão é: por que não usar esses temas? Se as pessoas comprarem criptomoedas que Elon Musk diz que gosta, se as pessoas comprarem cachorros digitais, bichinhos de estimação na Defi ou $ SEC, os preços vão subir, então é uma maneira fácil de lucrar. A um alto custo. Muitas pessoas entram nesses projetos por puro F.O.M.O (“fear of missing out”) e são prejudicadas por projetos de memes, ou caem em golpes financeiros.
 
O que os especialistas tem a dizer sobre isso?
 
O BRCN traz a opinião de especialistas e veteranos do mercado de criptomoedas sobre o golpe.
 
Gustavo Gonçalves, fundador da Vibook, campeão da batalha das StartUps disse:
“Esses projetos têm como objetivo tirar dinheiro de investidores iniciantes, que não tem um conhecimento de análise mais profundo. Porém,essa situação pode ser uma entrada para o mundo cripto para alguns, mesmo que seja pela ganância. Minha sugestão é para o investidor estudar mais o investimento, e prefira investir, inicialmente, em projetos mais consolidados”.
 
Thales Castro de Castro, CRO LATAM da Exchange BigONE:
“Nomes de famosos podem trazer intimidade e confortar o público. Porém, é muito comum que essas pessoas, como é o caso, nem tenham conhecimento do que está acontecendo. Nenhum projeto sem o whitepaper online deve ser levado a sério e, além disso, não tem foto nem descrição do time. São muitos os sinais de alerta, alguns até bem claros como, a imagem de uma pirâmide no meio da página”.
 
Leandro Hisamoto, Project Manager CoinBene LATAM:
“A utilização de termos, referências e palavras em alta no mundo cripto tem se mostrado uma estratégia eficaz para atrair novos investidores, para o bem e para o mal. (exemplos: musk, doge, moon, safe, defi, etc.). É uma combinação do FOMO com a falsa crença da associação legítima nos projetos. Boas práticas para adentrar de forma segura em novos projetos incluem averificação da origem dos criadores (perfis reais, redes sociais e até mesmo endereços), transparência quanto aos prazos e viabilidade do produto final, bem como um produto final, o que não existe nesse website nem em nada relacionado ao projeto”.
Bruno Contardi – Pesquisador Blockchain DIEESE, membro do BRI Brasil e Head de Business da INBlockchain finalizou:
“A tecnologia por trás do Bitcoin tem revolucionado muitos campos da Indústria e do Mercado, porém quando se ouve falar em criptomoeda as pessoas logo assimilam com perda de dinheiro ou golpe financeiro.
Os golpes financeiros conhecidos como “pirâmide” são muito antigos e podem ser identificados por seguir o padrão de ter um modelo de negócio baseado em novos depósitos de pessoas, ocupando um lugar abaixo no qual as pessoas que entraram antes têm ganhos fixos muito altos, sem necessidade de um produto ou serviço ser disponibilizado.
No mercado de cripto ativos muitos golpistas utilizam tokens como justificativa para vender novas posiçõesem troca de rendimento fixo, porque é um tema muito mal difundido na mídia e pouco explorado por pessoas fora do mercado financeiro e de investimentos.Por isso é importante ficar atento no modelo de negócio e estrutura da empresa que você esta pensando em abrir uma conta ou depositar seu dinheiro.”
 
O Brasil Cripto Notícias é uma plataforma de notícias que têm como compromisso com a comunidade, denunciar qualquer tipo de golpe, fraude, pirâmide, e oferecer informação de qualidade e de fácil entendimento, com o intuito de disseminar conhecimento sobre o mercado de cripto ativos e da tecnologia blockchain.

Leave a Reply