Home > Análise > Revolução Industrial 4.0 e Blockchain, o astro da revolução.

Revolução Industrial 4.0 e Blockchain, o astro da revolução.

O Bitcoin é a moeda programada dentro do protocolo Blockchain.

Em 2008 Satoshi Nakamoto publica a solução do maior problema enfrentado na Web 2.0 E-Commerce: as transações financeiras digitais que não tinham um ativo ou moeda digital capaz de ser uma unidade de valor, e havia o problema do gasto duplo de um mesmo ativo ou moeda.

Ainda em 2008, com a publicação do trabalho em um fórum de criptografia, Satoshi Nakamoto apresenta um aglomerado de tecnologias capazes de realizar o registro da transação de um ativo criptografado, onde a movimentação deste ativo ou moeda fica registrada em uma cadeia de camadas de registros abertos, e as transações são registradas através de um registro privado para outro, ou P2P.

Desta forma se inicia uma verdadeira revolução no Mercado Financeiro, onde o Bitcoin começa a circular por várias camadas da Internet, e começa a ser adotado pelo Mercado Financeiro, criando o Mercado Financeiro Digital que colocava o Bitcoin disponível para todos interessados em obter uma fração do código, ou o código inteiro pelo valor de uma moeda nacionalizada ou fiat.

Com a popularização constante e crescente desta tecnologia, começaram a ser criadas muitas empresas de tecnologia com soluções em blockchain e com moedas ou ativos digitais para facilitar o serviço da solução.

A WaltonChain é uma empresa de tecnologia que tem a WaltonCoin como moeda ou ativo, um dos mil e tantos ativos de empresas que apresentam soluções tecnológicas — que facilita a expansão da solução apresentada pela empresa.

A solução da WTC, sua sigla oficial no Mercado, é a VIoT, ou Value Internet of Things (Valor da Internet das Coisas) onde sua tecnologia, tendo o pioneiro Charlie Walton a criar o RFID que inspira o nome da cia, dá a possibilidade de seu usuário identificar todas as informações do produto, como:

  • O dia da fabricação
  • Dia do armazenamento
  • Temperatura armazenada ideal (…)
  • Localização do trafego do produto
  • Condições do produto durante trajeto
  • Monitoramento geral (…)

Essas e outras informações ficam armazenadas no livro de registro aberto, inventado pelo Sakamoto, ou Blockchain, onde o cliente ou usuário tem acesso as informações.

Por exemplo:

Imagine que você tenha uma geladeira inteligente, que identifica que você jogou sua caixa de leite fora porque ela acabou, e o lixo é um smart garbage conectado com a geladeira, e ele usa a moeda WTC (ou a geladeira) para autorizar a compra online de um novo litro de leite, a ser entregue pelo mercado ou empresa que foi realizada a compra, sem intermediação humana. Esse é o processo que acontece na Blockchain, registrando a movimentação de todas transações realizadas.

Desta forma, a tecnologia por trás do Bitcoin está desde 2008 revolucionando toda a Indústria e, principalmente, as relações de trabalho.

Para que a Revolução Industrial 4.0 não pegue você de surpresa, continue acompanhando minhas publicações e divida comigo o que você tem estudado a respeito também. Até sexta que vem!

O BRCN apresenta o programa “Sextou com o Especialista”, com a visão e opinião profissional sobre Bitcoin e tecnologia Blockchain do nosso colunista e mestre Bruno Contardi, especialista blockchain para negócios.

Leave a Reply